Você sabe o que é cobogó?


Imagem: Pernambuco Construtora
Cobogós são elementos vazados que possibilitam a ventilação e a luminosidade do interior de ambientes residenciais, comerciais ou industriais.

Imagem: via internet
Foram criados na década de 1920, em Recife, pelos engenheiros Amadeu Oliveira COimbra, Ernest August BOeckmann e Antônio de GÓis, daí o nome das iniciais deles COBOGÓ.
Imagem: via internet
Inspirados na arquitetura árabe, o cobogó surgiu do muxarabi (Mashrabiya), treliças de madeira instaladas nas sacadas e janelas das casas, com o intuito de permitir a abertura destas sem possibilitar que as mulheres fossem vistas da rua.


Imagem: Portobello
Os cobogós tornaram-se elementos de destaque da arquitetura moderna brasileira e trazem de certa forma privacidade no ambiente, mesmo que isso não pareça.
Imagem: Casaejardim
Os originais eram feitos em concreto e foram patenteados em 1929, porém voltaram com força total na decoração, podendo ser encontrados em diversas cores e também diversos materiais como mármore, vidro, cerâmica ou madeira.

Que tal inserir esses bloquinhos lindos na sua casa? Se precisar de ajudar conte conosco afinal: se você sonha, nós podemos realizar!

Comentários