Curtindo o inverno sem mofo...

Imagem: Via Internet
Nem todas as pessoas apreciam o verão, há quem prefira o inverno!
Muitos dizem ser a estação mais elegante, com pessoas circulando nas ruas em seus belos casacos, botas e cachecóis, outros preferem assistir um bom filme debaixo de cobertores quentinhos e vestindo aquele pijama fofinho ao lado das pessoas que amam, além do tradicional chocolate quente. Huuuummm, que delícia!!!

Imagem: Planodebeleza

Imagem: Atdigital
Mas, o inverno também traz algumas surpresas desagradáveis; os famosos "mofo e bolor".

Imagem: Muitox

Imagem: Neivacoelhoimoveis
Característicos da estação quando os ambientes ficam mais fechados e úmidos, com pouca ventilação e ausência da luz solar; as manchas e o cheiro desagradável tiram o sossego de qualquer pessoa.

Manchas brancas, pretas, verdes e acinzentadas dentro de armários, nas paredes, em azulejos, em tecidos e até em alguns móveis, além de provocarem estragos em muitos lugares também prejudicam a saúde da família e animais de estimação. Dores de cabeça, problemas de pele, crises alérgicas, tosse, coriza e outros são alguns dos sintomas que essas manchas inconvenientes podem provocar.

Mas, antes de tudo, é preciso diferenciar mofo e bolor, só assim será possível lidar melhor com esses fungos e deixar a casa limpa e agradável para curtir as delícias do inverno.

Tanto o bolor como o mofo são causados por fungos; porém enquanto o bolor apenas infecta os objetos, o mofo corrói o material afetado.

Para detectar o sujeito (rsrsrs) se assim podemos dizer, vale analisar algumas dicas para poder resolver o problema.

Bolor é o fungo em estágio inicial. Uma camada em alto relevo de cor acinzentada e que pode se espalhar rapidamente. Pode ser eliminada com um pano úmido ou mesmo escovando o local.

Mofo é o fungo em estágio avançado com alguns pontinhos pretos e mais difícil de sair se estiver em superfícies porosas. Se desenvolve em ambientes quentes e úmidos, sem muita circulação de ar, isso explica o fato de aparecerem em banheiros e despensas. Vale ficar atenta quando observados em paredes, pois podem haver vazamentos do encanamento ou até problemas na tubulação de ar condicionado.

Para prevenir e evitar esses indesejáveis probleminhas, algumas pequenas ações poderão ser úteis.

Sempre que possível deixe as portas dos armários, closets e gavetas abertas, além de portas, janelas e cortinas. 

Boa circulação de ar, além da luz solar baixam a umidade do ambiente favorecendo o desaparecimento e impedindo o desenvolvimento do mofo.

Imagem: Poetalinovitti
Cobertores, edredons, travesseiros, casacos e blusas de lã guardadas em armários e closets devem ir ao sol sempre para evitar o cheiro forte do bolor.

Imagem: Mundodastribos

Imagem: Lavanderiaportugal
Encontrados os inimigos é hora de partir para o combate e, para isso, tanto os produtos caseiros como industrializados são muito bem-vindos.

Água sanitária, vinagre branco, limão e giz branco (de quadro negro) podem auxiliar na remoção das manchas e também na prevenção. 

No mercado existem vários produtos à disposição, de várias marcas e preços, sempre é bom dar uma pesquisada antes.
Para remover mofo das paredes faça uma mistura de alvejante com cloro e água (uma parte de alvejante para três partes de água) e esfregue a área enxaguando em seguida. Lembre-se de usar luvas e até máscara para o rosto, pois a mistura pode causar reações alérgicas.

Se a mancha for intensa utilize alvejante puro borrifando diretamente na parede e limpando com pano.

Imagem: Limpezasdomesticas

Imagem: Nossagent
Uma vez por mês limpe o armário com vinagre ou Lysoform Bruto. Vinagre é excelente para tirar o cheiro do mofo. 

Misture 1 copo de água com 1 copo de vinagre branco e borrife no armário. Esfregue com pano seco, espere secar e verá que o odor saiu.

Dica: faça sachês perfumados e coloque no armário. 

Imagem: Bolsademulher
  
Imagem: Elo7

Imagem: Todaperfeita
Para retirar manchas de tecidos, os produtos mais usados são o vinagre branco e o suco de limão misturados. 
Aplique na mancha, deixe no sol por algumas horas, e lave normalmente separada das outras roupas.

Para tecidos coloridos, toalhas de banho e de rosto, mergulhe a peça em leite fervendo até sumir o mofo e depois lave com água morna e vinagre branco.

Tecidos sintéticos ou seda, molhe num banho de leite e depois lave-os com sabão neutro.

Pesquisando no google é possível encontrar muitas dicas de remoção de manchas e também informações sobre o problema, porém a ideia desse post é trazer informações sobre o assunto com dicas para higienização e principalmente bem-estar e qualidade de vida; sendo estes os focos principais do nosso blog "casa em movimento". 

Esperamos assim ter colaborado e esclarecido algumas dúvidas...

Um grande abraço com carinho e que o inverno chegue trazendo aconchego, paz, tranquilidade e amor; para aproveitarmos as delícias da estação ao lado de quem amamos.  




Comentários