Tapete, como escolher o melhor?

Se na hora de comprar um tapete surgir aquela dúvida de qual o melhor tamanho, cor e textura; essas dicas poderão lhe auxiliar para que faça a escolha ideal e deixe seu ambiente belo, confortável e seguro.


Foto: Casa Vogue


Foto: Casa de Valentina


Sabe aquela velha história de que o tapete precisa entrar embaixo do sofá pelo menos 30cm? Então, não existe uma regra a ser seguida. Tudo depende do tamanho da sua sala. O importante é seguir uma proporção e deixar tudo em harmonia.



Foto: Decor Fácil

 O tapete deve ser um dos últimos itens a ser adquirido na decoração da sua sala nova. Depois que os móveis estiverem posicionados, veja qual a área que quer cobrir com ele utilizando uma fita métrica e saia às compras. 

Claro que, se você tem um tapete com valor sentimental e não quer se desfazer dele de jeito nenhum, comece a decoração partindo dele. Leve em consideração as cores, textura e tamanho, e vá compondo o resto da sala em harmonia com essa peça.


Foto: Buzz Feed

Se esse tapete "especial" for pequeno, compre um maior para servir de base, que atenda as medidas necessárias do ambiente e faça uma sobreposição, o ambiente ficará lindo!

Foto: Casa de Valentina


Foto: Casa de Valentina


Quanto ao formato quadrado, retangular ou redondo, é necessário analisar o ambiente na hora da escolha. Os redondos são ótimos para dar destaque por exemplo, na mesa de centro.


Foto: Houzz


Foto: DecorFácil


Foto: Minha Casa
Já pensando nas cores, tapete escuro tende a diminuir o ambiente, é ideal para salas grandes e podem inclusive ter alguns detalhes coloridos. Já os claros como bege, branco e cinza são ideais para qualquer tipo de ambiente.


Foto: Decor Fácil

Foto: Dcoração

Foto: Arkpad


É importante ficar atenta as distâncias entre sofá e estante ou sofá e tevê. Se esse espaço é de circulação de pessoas, aplique sim a regra dos     30 cm embaixo do sofá, garantindo a segurança das pessoas que circulam por ali, e o ideal é que a largura do tapete seja maior que a largura do sofá.



Foto: ByKamy


Foto: Casa e Jardim
Seu espaço é amplo? Então tente comprar um tapete que ocupe toda a área da sala como os sofás, mesa de centro e poltronas, assim o tapete sinalizará ali um lugar mais intimista e confortável para aquele gostoso bate-papo. Não precisa necessariamente cobrir toda a sala, pode aparecer um pouco do piso, fica ótimo.

Foto: Jeffers Design Group


Foto: Home Bunch


Muitas lojas costumam levar até o cliente algumas peças para teste no ambiente, peças que você escolhe na loja mas fica em dúvida na hora da compra. Esse serviço especial é excelente porque nem sempre é fácil visualizar o ambiente num todo e isso evita arrependimentos e insatisfação na aquisição de um item tão importante como é o tapete na decoração.



Foto: Arkpad


Leve sempre em consideração que o tapete deve proporcionar conforto e aconchego no ambiente, além de levar personalidade e complementar a decoração com vida e alegria.



Foto: Desiretoinspire


Foto: Assim eu gosto


Foto: Assim eu gosto
Se você gostou da matéria deixe seu comentário e compartilhe com suas amigas. 

Um grande beijo e até o próximo post. 

Comentários